Notícias

Nuno Gil, da Fundação Champalimaud, falará sobre "Comunicar a morte"

nuno gil

O reputado médico Nuno Gil, diretor da Unidade do Pulmão da Fundação Champalimaud, falará, no congresso, sobre o tema "Comunicar a Morte". O médico especialista de Medicina Interna e Oncologia Médica partilhará assim o seu ser, saber e fazer numa área e num momento da atividade clínica que apelam a um elevado sentido de humanismo e de verdade. Nuno Gil, de tanta e tão intensa experiência médica feito, diz de si próprio que continua "a ser aprendiz de médico".

Congresso em destaque na Angelus TV

angelus tv congresso

A Angelus TV dedicou uma edição do seu programa Matinais ao I Congresso Internacional “Morte: Leituras da Humana Condição”. Na ocasião, foram entrevistados Eugénia Magalhães, na qualidade de presidente da comissão organizadora, e Herculano Alves, conhecido biblista que apresentará uma comunicação integrada na mesa redonda “A morte nos livros sagrados”. A entrevista pode ser vista aqui.

 

Calendário "Celebração do Tempo" é dedicado ao Congresso

 calendario capa

O calendário inter-religioso "Celebração do Tempo 2019" é dedicado ao tema do nosso I Congresso Internacional "Morte: Leituras da humana condição". Este calendário, editado anualmente pelas Paulinas Edutora, assinala as principais datas celebrativas dos grandes grupos religiosos implantados em Portugal, bem como algumas importantes efemérides nacionais e internacionais e conta com o especial apoio do Alto Comissariado para as Migrações. A presente edição teve a coordenação executiva a cargo do IEAC-GO, dispondo em em cada mês de textos relacionados com o tema da morte, provenientes das diferentes tradições religiosas que constam do calendário. Os exemplares pretendidos podem ser adquiridos nas livrarias Paulinas e em diversas livrarias do país (lojas e on-line), ao preço de 5,00 por unidade.

Um congresso amigo da água e do ambiente

garrafa 

O I Congresso Internacional A Morte: Leituras da Humana Condição associa-se à política municipal de Guimarães de incentivo à diminuição de utilização de plástico e de incentivo ao consumo de água da rede pública. A água colocada nas mesas, destinadas aos oradores, será água da rede, considerada de excelente qualidade, colocada em jarros produzidos pelo município vimaranense. Além disso, será distribuída a cada participante uma garrafa reutilizável de água, promovida e oferecida pelo município, em formato, absolutamente original, de gota de água. Esta garrafa foi objeto de uma das mais importantes distinções internacionais na área do design, os Red Dot Design Awards, na categoria Communication Design em 2017.

Ricardo Araújo Pereira é orador confirmado

 Ricardo Araújo Pereira Ciclo Liberdades Óbidos 2017 02 11

O conhecido autor, jornalista e humorista Ricardo Araújo Pereira é orador confirmado do I Congresso Internacional A Morte: Leituras da Humana Condição. A sua intervenção debruçar-se-á sobre o tema “Morte e Humor”, na primeira sessão plenária do congresso onde intervirá também Sofia Reimão abordando o tema “Definições da Morte”.

Programa já disponível

mancha cartaz site

Já são conhecidos alguns dos principais oradores e das comunicações do I Congresso Internacional A Morte: Leituras da Humana Condição. São personalidades de áreas de formação e com experiências de vida e profissionais muito diferentes como Luciano Manicardi, D.José Cordeiro, Sofia Reimão, Annabela Rita, José Carlos Seabra Pereira, Noa Carballa Rivas, Victoria Cava, Rodrigo Almeida e Sousa, Jorge Bacelar Gouveia, Eduardo Duque, Isabel Ponce Leão, Micaela Ramon, Isabel Galriça Neto, Manuel Barbosa, Paulo Alves, Tiago Cavaco, Marco Daniel Duarte, José Alberto Carvalho, Alexandre Brito, Eduardo Madureira, Luís António Santos, Lúcia Gonçalves e Nuno Gil, entre outros.

O programa – em atualização – é agora disponibilizado online na página oficial do congresso e inclui mesas redondas, painéis temáticos e sessões semi-plenárias. Integra ainda dois momentos culturais. A sessão de abertura está marcada para a tarde do primeiro dia, 21 de fevereiro de 2019. Para a Comissão Organizadora, na pessoa da presidente, Eugénia Magalhães, “Os nomes e as comunicações confirmadas até ao momento, mostram bem a abrangência inédita de áreas do saber abordadas em torno do tema da morte”. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), o I Congresso Internacional A Morte: Leituras da Humana Condição está agendado para os dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2019, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. As inscrições decorrem com condições especiais até final de outubro.

Entidades Associadas:

logos 1 10