capa PT com acreditao carolina

Cardeal António Marto é membro da Comissão de Honra do Congresso

marto

 

O bispo de Leira-Fátima, cardeal António Marto, integra a Comissão de Honra do Congresso Internacional "A Morte: Leituras da Humana Condição". Recorda-se que o bispo de Leiria-Fátima foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório do dia 28 de junho de 2018 e nomeado em Outubro pelo mesmo Papa como membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A Comissão de Honra do Congresso pode ser consultada aqui.

Victoria Cava canta a morte em flamenco

Victoria Cava 11 pub

 

Victoria Cava, cantora profissional de flamenco e doutorada pela Universidade de Murcia, proferirá na sessão semiplenária do congresso de dia 23 a conferência "Las Coplas Flamencas y su expresión en contexto de muerte: experiencia transformadora". Numa alusão à comunicação que apresentará, Victoria Cava diz: "la muerte se hace poesía en el Flamenco gracias a la utilización de sus trágicas letras junto a las tonalidades menores y al sentimiento y quejío desgarrador del cante que recrea perfectamente el estado anímico de profunda tristeza y dolor ante el fallecimiento. A pesar del horror de la muerte, todo es cantado y expresado con una belleza sublime."

Um programa cultural riquíssimo

cultura 1

 

O I Congresso Internacional "A Morte - Leituras da Humana Condição"  conta com um programa cultural diverso e de grande interesse:
Dia 21 – Noite de Cinema: "WIT", com debate orientado por Paulo Miguel Martins, crítico de cinema 
Dia 22 – Concerto "Missa Brevis" com João Gil, Luís Represas e Manuel Rebelo
Dia 23 – Gravação de "E Deus Criou o Mundo", programa de rádio da Antena1 com representantes das três religiões monoteístas: Joshua Ruah, Khalid Jamal e Pedro Gil 
Dia 24 – Itinerários Culturais pela cidade: 1) histórico, 2) arquitetónico e 3) ambiental (a opção pelo itinerário, por parte dos interessados, será feita junto do secretariado do congresso no primeiro dia do evento)
As sessões de dias 21 a 23 terão lugar às 21h30m, no auditório do Centro Cultural Vila Flor e estão abertas ao público em geral, mediante a aquisição de um bilhete único de ingresso, no valor de 10€. Para os congressistas, a participação neste programa cultural está incluída no valor da inscrição.

Feira do Livro do Congresso

books 1251734 1280

 

Durante o I Congresso Internacional "A Morte: Leituras da Humana Condição" os congresistas terão ao seu dispor uma Feira do Livro resultante das parcerias com o Instituto Piaget, a Editora Paulus, a Editora Paulina, a Editora Leya, a Difusora Bíblica e outras entidades cooperantes. A venda estará limitada ao stock existente. O resultado apurado com as vendas dos livros que constam do catálogo próprio servirá exclusivamente para suporte das despesas do congresso.  Convidamos todos os interessados a percorrerem o catálogo próprio que está disponível aqui

Lenço de Guimarães é peça oficial do congresso

lenco 2 invertido compac

 

Em tributo a uma bela tradição do Minho e em parceria com o Município de Guimarães, o Congresso Internacional "A Morte: Leituras da Humana Condição" terá como sua Peça Oficial do Congresso um lenço de namorados com frase alusiva ao tema do evento. O lenço (na imagem) é um desenho original de Helena Cardoso com um poema de Albano Martins: "Para morrer não era necessária a morte. Bastava o teu corpo". A peça, que pode ser vista na "Oficina" de Guimarães (loja de artesanato da autarqia, cuja visita se recomenda), poderá ser encomendada pelos congressistas nesse local ou no secretariado, tendo o especial preço de 120,00 euros, durante os dias do evento.

Entidades Associadas:

logos footer

Publish modules to the "offcanvs" position.